Notícias do Brasil

Rio de Janeiro confirma 1º caso de transmissão local do coronavírus

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, informou nesta quinta-feira (12) que o Rio de Janeiro teve o primeiro caso de transmissão local do coronavírus confirmado.
Sputnik

"Tivemos ontem a confirmação de um exame de contraprova pela Fiocruz, que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus", disse o secretário, citado pelo G1.

O caso diz respeito a um homem de 72 anos que participou de um congresso médico no Rio e contraiu o vírus no evento, contaminando a esposa em seguida.

"É importante avisar à população que o vírus ainda não está circulando livremente. Essa transmissão foi muito localizada", acrescentou Edmar Santos.

Segundo o secretário, é importante que pessoas mais sensíveis ao vírus – idosos acima de 60 anos, pessoas que já têm doenças cardíacas ou pulmonares – comecem a mudar seus hábitos.

"Não faz sentido que elas continuem frequentando locais de grande adensamento, como metrôs, trens, cinemas – que têm menos pessoas, mas são locais fechados – e estádios de futebol. E mesmo eventos em locais abertos, como comícios e shows, devem ser evitados", completou.

Segundo as últimas informações, o Rio de Janeiro tem 15 casos confirmados, enquanto no Brasil o total é de 52, de acordo com o último balanço divulgado na quarta-feira (11).

Comentar