Novo coronavírus poderia 'hibernar' no corpo das pessoas, teorizam especialistas

Segundo dois pesquisadores russos, o novo coronavírus poderia se ocultar no corpo de uma pessoa, impedindo que ela desenvolva anticorpos necessários para obter imunidade à doença.
Sputnik

O coronavírus que causa a COVID-19 poderia mudar de "fase aguda" para uma "fase crônica", alerta Pavel Volchkov, chefe do Laboratório de Engenharia Genômica do Instituto Físico-Técnico de Moscou.

Usando dados dos casos de reinfecção na China, o cientista disse ao jornal Izvestia que é possível que a estirpe do vírus "incube" no corpo humano, impedindo o sistema imunitário de criar anticorpos e tomá-la sob controle a tempo, o que normalmente acontece quando um vírus está se espalhando pelas células e pelo sangue de uma pessoa.

"Uma possível explicação para a reinfecção é que os pacientes passam de uma fase aguda para uma fase crônica da doença, com possíveis flutuações na quantidade de partículas virais no corpo. O vírus pode voltar, pois o sistema imunológico durante a fase aguda da doença não o tomou sob controle total e um grande número de órgãos teria sido infectado", explica o especialista.

Além de mais, o corpo humano pode mostrar incapacidade de gerar anticorpos duradouros em geral, levando a pessoa a se infectar outra vez, mesmo que o novo coronavírus não esteja atacando seu corpo por a infecção já ter ocorrido, refere Maria Orlova, pesquisadora sênior do Instituto X-Bio da Universidade Estatal de Tyumen.

Os especialistas russos não excluem a possibilidade que a estirpe possa mutar de maneira rápida, impedindo o corpo de responder a tempo e ficando infectado de novo, nem que os sistemas de testes possam ter elevada margem de erro na hora de detectar a COVID-19.

Comentar