Dragão-de-komodo 'empoderada' dispensa macho e se reproduz sozinha (FOTOS)

Biólogos juntaram uma fêmea e um macho em um mesmo local para que acasalassem, porém, provas genéticas mostram que ela engravidou sem ajuda do companheiro.
Sputnik

Uma fêmea dragão-de-komodo do Zoológico de Chattanooga, nos Estados Unidos, deu à luz em setembro de 2019 três machos. A mãe, chamada Charlie, conviveu com o macho Kadal, que foi colocado no mesmo recinto precisamente para que os dois exemplares acasalassem.

Contudo, desde o começo, os biólogos envolvidos não tinham certeza da paternidade das crias.

Para dissipar as dúvidas, os especialistas esperaram o momento em que seria possível realizar um exame genético nos répteis envolvidos. A oportunidade ocorreu em fevereiro.

Agora, a análise de DNA demonstrou que as crias nasceram sem a necessidade de que Kadal fertilizasse Charlie, segundo publicou o zoológico em sua página no Facebook.

Ainda que o réptil não tenha encontrado nenhum outro macho, ela se autofecundou por partenogênese, que seria uma reprodução assexual.

A reprodução por partenogênese já foi detectada anteriormente nesta espécie, mas somente em liberdade. Em seu habitat, que inclui as ilhas indonésias de Komodo, Flores e ilhas próximas, estes dragões vivem de maneira solitária e frequentemente se metem em brigas entre eles. Por este motivo, os dragões-de-komodo desenvolveram esta estratégia evolucionária de reprodução.

Esta espécie de réptil é considerada vulnerável, ou seja, corre um alto risco de ser extinta da natureza.

Comentar