Notícias do Brasil

Banco Central do Brasil reduz previsão de crescimento da economia de 2,4% para 2,1% em 2020

Ministério da Economia anuncia diminuição da previsão de crescimento em meio a fortes incertezas no cenário internacional.
Sputnik

O Ministério da Economia brasileiro informou que sua estimativa oficial para o crescimento do país se reduziu de 2,4% para 2,1% neste ano. A projeção foi publicada no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica nesta quarta-feira (11).

"Estamos monitorando de perto os desdobramentos do COVID-19 e a recente queda no preço do petróleo e reafirmamos que a melhor resposta ao novo cenário é perseverar com as reformas fiscais e estruturais", declarou o Ministério da Economia sobre a baixa da previsão.

Anteriormente, em uma pesquisa realizada na semana anterior junto ao mercado financeiro e apresentada nesta segunda-feira (9), o Banco Central apontou um crescimento de 1,99% para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e de 2,5% para 2021.

Banco Central do Brasil reduz previsão de crescimento da economia de 2,4% para 2,1% em 2020

Além disso, nesta quarta-feira (11) o Ministério da Economia previu uma expansão de 2,5% para o PIB de 2021.

O ministério informou que os efeitos relacionados ao coronavírus, que geraram uma fraca demanda global, sobre os países "dependerá de sua magnitude e da sua dinâmica de recuperação".

"Os impactos esperados [do coronavírus] sobre a economia brasileira situam-se dentro de um intervalo de -0,1 ponto percentual a -0,5 ponto percentual no crescimento de 2020, com um valor próximo a 0,3 ponto percentual como sendo o cenário mais provável", considera o governo.

Ainda que o cenário externo seja desafiador, o governo federal tem demonstrado sinais de que deseja manter o país atrativo para investimentos estrangeiros.

Comentar