Mitologia pura: azulejo de criatura 'devoradora de humanos' é achado no Reino Unido (FOTOS)

Na fossa de uma antiga casa episcopal de Lichfield, na Inglaterra, arqueólogos acharam um raríssimo azulejo do século XIV retratando um animal mitológico persa.
Sputnik

A descoberta vem anunciada no portal Livescience e foi feita por especialistas do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA, na sigla em inglês).

A antiga casa episcopal é hoje o Instituto de Arte Courtauld. Foi durante os trabalhos de escavação e renovação para um projeto de construção que os arqueólogos encontraram o azulejo medieval.

O animal retratado no azulejo é uma criatura mitológica persa, com cabeça humana e cauda, tida como devoradora de homens.

Os arqueólogos do MOLA acreditam que o azulejo faça parte de um painel fabricado em uma oficina de cerâmica de Penn, vila situada no condado de Buckinghamshire.

"Os azulejos de Penn eram frequentemente usados em palácios e mosteiros durante o período medieval", afirmou Antonietta Lerz, arqueóloga sênior do MOLA.

Para além do ladrilho, os pesquisadores encontraram outros valiosos artefatos, como um anel banhado a ouro do século XIV, um esporão de ferro parte de arreios de cavalo e um garfo do período pós-medieval.

A fossa quadrangular onde as relíquias se encontravam possui 4,5 metros por 4,5 metros, tem paredes de aproximadamente um metro de espessura e quatro metros de profundidade, embora possa ter sido ainda mais profunda antes da sua transformação.

Depois de servir como fossa, viria a ser utilizada como banheiro e mais tarde como porão para armazenamento de vinho.

No local, os arqueólogos também encontraram uma tigela vidrada e um tinteiro de vidro. Os vestígios encontrados mostrariam as diversas utilizações da estrutura ao longo dos séculos.

"Esperamos poder melhorar este nosso estudo depois que todo o material coletado tenha sido devidamente avaliado", rematou Lerz.

Como foi o valioso azulejo parar a uma fossa permanece um mistério.

Comentar