Arqueólogos encontram flecha viking de 1.500 anos em geleira na Noruega (FOTO)

A mudança climática pelo qual o mundo passa, com as geleiras derretendo, levou a uma descoberta da Era Viking: uma ponta de flecha de 1.500 anos.
Sputnik

Uma antiga flecha da Idade do Ferro Germânica foi encontrada no sul da Noruega. A peça mede dezessete centímetros, revela o jornal Daily Mail.

Arqueólogos encontram flecha viking de 1.500 anos em geleira na Noruega (FOTO)

Os arqueólogos envolvidos na descoberta observaram que a mudança climática é uma realidade no glaciar de Jotunheimen, onde foi encontrado o vestígio da presença viking na região. O derretimento do gelo permite o surgimento de itens antes ocultados sob as camadas geladas.

O antropólogo Shoshi Parks, envolvido no Programa de Arqueologia Glacial, escreveu: "Três parques nacionais convergem nesta região do centro da Noruega, mas Jotunheimen é provavelmente o mais fantástico, com 250 picos de mais de 1.900 metros, incluindo os dois mais altos no Norte da Europa – Galdhopiggen e Glitterting", segundo o portal GlacierHub.org.

Muitos dos glaciares da Noruega têm experimentado degelo nos últimos anos, uma vez que os invernos são cada vez mais brandos. Ainda que isto ajude os arqueólogos a descobrir relíquias do passado, o mesmo processo pode também destruí-las.

Lars Pilo, outro cientista que integra o Programa de Arqueologia Glacial, afirmou ao canal CNN: "Em nossos sítios [arqueológicos] presenciamos um rápido degelo... fragmentos da história humana derretem em uma ordem temporal inversa".

A equipe tem realizados escavações na geleira de Jotunheimen desde alguns anos, encontrando itens como calçado de neve para cavalos, datados da Era Viking.

Comentar