Israel estaria utilizando aviões civis como 'escudo' para efetuar ataques de mísseis na Síria

Recentemente, dois aviões civis precisaram tomar medidas de desvio depois de serem utilizados como "escudo" por caças israelenses com o objetivo de atacar posições sírias.
Sputnik

A ação fez com que as duas aeronaves civis, um avião comercial e um cargueiro, tomassem as medidas necessárias, devido ao alto risco de serem atingidas em meio ao fogo cruzado.

Aviões militares israelenses estariam tentando lançar mísseis a partir do espaço aéreo israelense visando instalações militares sírias, localizadas nas proximidades de Homs e Quneitra.

Nesta quinta-feira (5), foi publicado um vídeo nas redes sociais mostrando supostos rastros de luz que seriam de baterias antiaéreas em direção a caças israelenses, segundo o portal TRT World.

Momentos antes, houve relatos de um suposto ataque em território sírio. A defesa antiaérea da Síria teria disparado mísseis contra caças israelenses na região.

Após o ataque israelense, teria surgido um avião comercial e um cargueiro civil que precisaram executar manobras de emergência para não serem atingidos.

Israel estaria utilizando aviões civis como 'escudo' para efetuar ataques de mísseis na Síria

A ação poderia ter resultado em uma tragédia, como a que aconteceu no Irã, quando os militares iranianos, por engano, abateram um boeing da Ukranian Airlines que seguia de Teerã para Kiev. O erro causou a morte de 176 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

Esta não seria a primeira vez que Israel utiliza aeronaves como "escudo", já que em 2017, um caça israelense utilizou um avião russo como "escudo" para realizar ataques na Síria.

Comentar