'Voz' icônica de telégrafo do Titanic pode ser recuperada das profundezas do mar

Mensagens de socorro foram emitidas por meio de uma máquina, assim que o navio colidiu com o grande iceberg.
Sputnik

De acordo com cientistas, o telégrafo, conhecido como voz do Titanic, poderia ser recuperado do fundo do Atlântico Norte. A máquina havia emitido mensagens nas noites de 14 e 15 de abril de 1912, minutos depois de o navio ter colidido.

Especialistas que trabalham no caso afirmaram que algumas pessoas não gostaram nada da ideia, criticando e mostrando manifestações de desprezo.

A ideia teria surgido com o objetivo de resgatar o objeto antes que fosse perdido para sempre. Além disso, o telégrafo pode se tornar irrecuperável em pouco tempo, afirmou o oceanógrafo David Gallo, do Instituto Oceanográfico Woods Hole, nos EUA.

"Fui chamado de caçador de tesouros ganancioso, ladrão de túmulos [...] Acredito que essas acusações sejam pessoalmente ofensivas", ressaltou à Live Science.

Anteriormente, a companhia propôs ao governo dos EUA realizar uma expedição para cortar a máquina, mas a proposta acabou sendo negada tanto pelos EUA quanto pelo Reino Unido.

'Voz' icônica de telégrafo do Titanic pode ser recuperada das profundezas do mar

Cientistas, que observam os destroços do Titanic, afirmaram que a embarcação, que está aproximadamente três quilômetros abaixo da superfície do mar, está sendo degradada pela ferrugem e microrganismos encontrados nas profundezas oceânicas.

Atualmente, o naufrágio do Titanic está protegido por um acordo entre EUA e Reino Unido, e nas próximas semanas a proposta deve ser repensada e uma decisão tomada.

O Titanic afundou em 1912, causando a morte dos 1.500 passageiros a bordo, onde a maioria morreu congelada.

Comentar