Em movimento extraordinário, Fed corta taxa de juros devido ao coronavírus

Em um movimento extraordinário, o banco central dos Estados Unidos (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual nesta terça-feira (3) devido ao impacto do novo coronavírus. 
Sputnik

O diretor do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse que a redução foi adotada pois o vírus "apresenta riscos crescentes para a atividade econômica", segundo citado pela agência AP. 

Trata-se do primeiro corte de juros feito nos EUA desde o ano passado, quando as taxas de curto prazo foram reduzidas em três ocasiões. 

A partir de agora, os juros do país passam para a faixa de 1% a 1,25%.

O corte foi extraordinário pois não havia reunião marcada para hoje do comitê designado a avaliar as taxas. O encontro estava inicialmente agendado para 17 e 18 de março.

Último corte extraordinário tinha sido em 2008

A última vez que houve uma mudança fora das reuniões programadas tinha sido em 2008, durante a crise financeira global. O corte de agora foi o maior desde então. 

No comunicado enviado após o corte, o Fed afirmou que o "comitê está monitorando de perto os desenvolvimentos e as implicações para as perspectivas econômicas e usará suas ferramentas e atuará conforme apropriado para apoiar a economia". 

Após a decisão, o dólar caiu nas operações do mercado brasileiro, enquanto o Ibovespa subia. Nos Estados Unidos, os índices passaram a oscilar. 

O surto de coronavírus vem causando uma queda na economia mundial, com temores de que provoque uma recessão. Com os juros baixos, fica mais barato financiar atividades econômicas, o que poderia diminuir o impacto da epidemia. 

O novo coronavírus infectou mais de 92.100 pessoas em mais de 70 países, provocando mais de 3.100 mortes, a maioria na China, onde o surto começou.

Comentar