Marinha da China pode se tornar uma das maiores do mundo em 10 anos

A China estaria planejando possuir uma das maiores marinhas do mundo nos próximos 10 ou 15 anos.
Sputnik

O ex-almirante da Marinha dos EUA, Michael McDevit, citou ao Instituto Naval dos EUA que a China pode possuir uma das maiores marinhas do mundo em breve, mais precisamente, dentro de 10 a 15 anos.

Um oficial das Forças Armadas das Filipinas enfatizou a presença da China no mar do Sul da China, e que a maior parte das embarcações chinesas leva vantagem sobre a Marinha norte-americana, que também marca presença na região.

A China espera integrar no próximo ano 131 navios de guerra, dois porta-aviões, 36 destróieres, 30 fragatas, nove navios de guerra anfíbios, dez navios de logística, oito submarinos nucleares, 30 submarinos de ataque diesel-elétrico e seis submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos.

Com isso, os chineses já superaram muitos de seus concorrentes e o plano deve ser ainda mais audacioso, já que o presidente chinês, Xi Jinping, segue adiante, tanto que já construiu e encomendou 131 navios de guerra, podendo somar 270 embarcações até 2035.

Hoje, o poder naval da China está ao lado da Rússia, com 73 navios de guerra, seguido pelo Japão com 44, Reino Unido com 39, Índia com 33 e França com 36, segundo a USNI.

Comentar