Almirante norte-americano alerta para 'ponto de não retorno' nuclear dos EUA

Nesta quinta-feira (27), um oficial general dos EUA alertou que o Congresso norte-americano deve alocar fundos para uma grande modernização do arsenal nuclear.
Sputnik

Segundo a publicação Defense News, o almirante Chas Richard, chefe do Comando Estratégico dos Estados Unidos, alertou:

"Se não investirmos prudentemente em nossas capacidades nucleares agora, podemos começar a atingir pontos de não retorno". Além disso, "prevejo que começarão no complexo de armas nucleares, depois no comando e controle nuclear e, no final, nos sistemas de entrega da tríade".

Para Richard, "quando falamos sobre a modernização da tríade, o que deixamos de fora é o 'ou então'. A outra escolha é não manter o que temos. Toda a tríade está chegando ao fim de sua vida útil. Ou substituímos o que temos agora, ou começamos a descartar, quase em um caminho de desarmamento, diante desta ameaça crescente".

Almirante norte-americano alerta para 'ponto de não retorno' nuclear dos EUA

Um valor de aproximadamente US$ 46 bilhões (R$ 205,8 bilhões) foi solicitado pela administração Trump para programas nucleares no ano fiscal de 2021.

Entrevistadas em condição de anonimato pela Defense News, autoridades militares dos EUA comentaram que realizar os investimentos no momento certo será de suma importância, e que os atrasos, técnicos ou devido à falta de fundos, poderiam dificultar em escolhas difíceis sobre o que pode ou não ser modernizado.

Comentar