Notícias do Brasil

SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país com 11 casos

São Paulo é o estado com o maior número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus, com 11 casos, informou o Ministério da Saúde.
Sputnik

Casos também foram registrados nos estados da Paraíba (1), de Pernambuco (1), do Espírito Santo (1), de Minas Gerais (2), do Rio de Janeiro (5) e de Santa Catarina (2).

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, a identificação rápida de casos suspeitos mostra o grau de alerta do Sistema de Saúde.

"Esse padrão já reflete a velocidade que o Sistema de Saúde, incluindo unidades públicas e privadas, tiveram para se adaptar às novas definições de casos suspeitos nesses dois dias, durante o carnaval. Nosso sistema de saúde está em alerta total", disse, citado pela Agência Brasil.

Segundo Wanderson o sistema está atuando para impedir a transmissão do Covid-19.

"Estamos na fase de contenção, onde buscamos evitar que o vírus se espalhe. Caso se espalhe, vamos para a fase de mitigação, que é evitar casos graves e óbitos", afirmou.

Nessa quarta-feira, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus. Um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro, foi submetido a exames clínicos que confirmaram a suspeita de infecção pelo vírus.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou, ontem, a primeira reunião do Centro de Contingência, grupo criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.

Comentar