Ofensiva militar turca na província de Idlib será vista como invasão, advertem na Síria

Caso a Turquia inicie uma operação militar na província síria de Idlib, a comunidade internacional irá considerar este passo como invasão, disse à Sputnik Mahmoud Afandi, representante das forças de oposição do movimento Diplomacia Popular.
Sputnik

Ontem o presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que a Turquia ainda não obteve um resultado satisfatório nas negociações com a Rússia sobre a questão de Idlib e está pronta para iniciar uma ofensiva militar nesta região. Por sua vez, Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo, declarou que tal opção seria "o pior dos cenários".

Mahmoud Afandi considera que uma operação turca contra o Exército sírio é totalmente contrária ao direito internacional.

Ofensiva militar turca na província de Idlib será vista como invasão, advertem na Síria
"Uma coisa é começar uma operação contra as forças curdas, que a Turquia considera como terroristas, outra coisa completamente diferente é iniciar ações militares contra o Exército de um país soberano, membro da ONU. Isso será considerado uma invasão, uma ocupação e isso é proibido pelo direito internacional", afirmou Afandi.

Além disso, ele salientou que a operação militar em Idlib pode levar a uma "catástrofe humanitária".

Anteriormente, o líder turco Recep Erdogan apelou ao seu homólogo russo Vladimir Putin a pressionar o presidente da Síria Bashar Assad para que o Exército sírio cessasse a ofensiva na província de Idlib e se retirasse dos postos de observação turcos até o fim de fevereiro, ameaçando com ação militar caso tal não acontecesse.

Comentar