EUA planejam bloquear venda de motores de jatos para a China, diz jornal

Os Estados Unidos podem bloquear a exportação de motores a jato LEAP 1C produzidos pela General Electric (GE) e pela francesa Safran S. A. para a China, segundo o jornal Wall Street Journal.
Sputnik

O governo de Donald Trump está ponderando sobre uma proposta de bloquear uma licença que permita à CFM International - joint venture entre a GE Aviation e a Safran Aircraft Engines - entregar mais desses motores à China, disse uma fonte em reportagem publicada pelo jornal no sábado (15).

Na quinta-feira (20), as autoridades do governo dos EUA devem se reunir para discutir a possibilidade de bloqueio da licença.

Segundo o Wall Street Journal, o governo Trump teme que a China possa usar os motores para imitar as técnicas de produção, um temor geral dos norte-americanos nas relações com a China que envolvem tecnologia. No entanto, a CFM International afirma que a engenharia reversa é um processo muito difícil.

Em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-primeiro-ministro chinês Liu He assinaram um acordo comercial que lançou esperanças de arrefecimento da guerra comercial entre os dois países, que vem desde 2018 causando danos ao comércio mundial.

Comentar