Rover da NASA é armado com laser que vaporiza rocha para buscar vida em Marte

O rover Mars 2020 do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA está equipado com um laser de alta potência para ajudar na procura de sinais de vida durante sua missão no Planeta Vermelho.
Sputnik

Trata-se da tecnologia chamada SuperCam, que é instalada no mastro do robô e dispara pulsos capazes de vaporizar rochas a até 65 metros de distância, escreve Daily Mail.

Com um raio laser que aquece o alvo até 9.982 graus Celsius, o rover é capaz de transformar rocha sólida em plasma e capturar as imagens por uma câmera para análise posterior.

O rover Mars 2020 será lançado em julho com o objetivo de encontrar sinais de vida microbiana antiga e de ajudar os pesquisadores a identificar minerais que estão além do alcance do braço robótico da sonda.

Vida alienígena?

Com ajuda da nova sonda, os cientistas vão investigar a cratera Jezero, que albergou um lago há 3,5 bilhões de anos e está repleta de carbonatos e sílica hidratada – ambos matérias que indicam presença de vida.

Rover da NASA é armado com laser que vaporiza rocha para buscar vida em Marte

Carbonatos localizados na borda interna da cratera foram encontrados sobrevivendo em fósseis na Terra por bilhões de anos e a sílica hidratada foi descoberta no delta, que é conhecido por sua capacidade de preservar as bioassinaturas.

Comentar