Pentágono divulga dados de supostas atividades das Marinhas russa e chinesa (FOTO)

O Pentágono publicou um mapa mostrando as áreas de alta atividade das Marinhas da Rússia e da China, como parte da preparação do orçamento militar dos EUA para o ano fiscal de 2021, relata o The Drive.
Sputnik

Segundo a publicação da mídia, os dados mostram que Moscou e Pequim estão aumentando a intensidade de suas operações marítimas. O documento apresenta ainda a localização dos principais cabos submarinos.

Embora o mapa não indique que período de tempo abrange, nem que tipos de embarcações navais estiveram presentes em locais específicos e quando, o gráfico confirma que tem havido um perceptível aumento da atividade naval russa na costa sudeste dos Estados Unidos, bem como no Atlântico Norte e Caribe, nos últimos anos.

O mapa também reflete operações de grande escala na região ártica da Rússia, uma área que está se tornando cada vez mais importante estrategicamente.

Pentágono divulga dados de supostas atividades das Marinhas russa e chinesa (FOTO)

"Os navios russos também seguem rotas claras de trânsito no Atlântico, bem como no Pacífico, de acordo com o mapa. Há uma rota principal entre as águas da costa de Portugal e Espanha e do Sudeste dos EUA e Caribe, em torno de Cuba (algo que não é surpreendente), com ramificações que também vão do Atlântico Norte para a costa norte da América do Sul e entre o golfo da Guiné na África e a ponta nordeste do Brasil", escreve o artigo.

Justificativa para gastos?

Anteriormente, o vice-almirante Andrew Lewis da Marinha americana advertiu que a costa leste dos EUA já não é um porto seguro por causa dos submarinos russos, descrevendo a presença destes submarinos nesta região como um problema sério.

"Nossos concorrentes globais continuam aumentando suas forças navais e expandindo suas áreas de operações e colaboração entre si", indica o resumo do orçamento.

Por sua vez, o ex-chefe do Estado-Maior da Marinha russa, almirante Viktor Kravchenko, indica que a "Marinha russa está trabalhando em conjunto nas tarefas em diferentes áreas dos oceanos, incluindo o Atlântico e o Pacífico", declarando que a costa leste e oeste dos EUA nunca foi e nunca será uma área segura para os submarinos americanos.

Na opinião do especialista Vladimir Shapovalov, através da publicação desses dados, o Pentágono está apenas tentando justificar os seus gastos crescentes, com o objetivo de aumentar as tensões no mundo.

Pentágono divulga dados de supostas atividades das Marinhas russa e chinesa (FOTO)

"Os EUA estão adotando o maior orçamento militar da história da humanidade, e isso deve ter alguns fundamentos, ninguém ataca os EUA, e não há ameaças claras à principal potência militar do mundo […] Os EUA estão constantemente se retirando de tratados que evitam o perigo de um conflito nuclear, e também precisam de uma justificativa para que isso esteja acontecendo", explicou Shapovalov.

Comentar