Notícias do Brasil

É oficial: negociado em 2019, acordo automotivo é assinado por Brasil e Paraguai

O Paraguai e o Brasil assinaram um acordo automotivo sobre livre comércio de veículos e autopeças nesta terça-feira em Assunção, que as autoridades locais consideraram um passo fundamental para a adaptação do setor no bloco regional do Mercosul.
Sputnik

A ministra da Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer, e o embaixador do Brasil em Assunção, Flavio Soares Damico, assinaram o acordo, que foi fechado no final de 2019.

"Se somos o único país a não ter um acordo bilateral com nossos vizinhos, agora temos dois. Assinamos com a Argentina [em 2019] e hoje selamos o acordo com o Brasil, com o qual temos a base para um acordo automotivo do Mercosul que nos permitem uma visão de integração produtiva", disse Cramer.

O documento contempla o livre comércio de produtos do setor entre os dois países e o acesso preferencial a veículos com motores alternativos e carros de última geração, afirmou comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

O acordo também estabelece acesso preferencial ao mercado brasileiro de mercadorias fabricadas no Paraguai sob o regime de maquila (incentivo fiscal), com uma cota preferencial de US$ 350 milhões para produtos com um Índice de Conteúdo Regional (ICR) de 40% este ano.

É oficial: negociado em 2019, acordo automotivo é assinado por Brasil e Paraguai

O valor aumentará gradualmente para US$ 750 milhões até 2027, com um ICR de 50%, segundo o documento.

"O acordo de hoje representa uma estrutura para a inserção de nossas duas nações nas cadeias produtivas globais", declarou o secretário especial de economia do secretário do Brasil Marcos Prado Troyjo durante a cerimônia.

A intenção dos governos agora é integrar o setor automotivo, que foi excluído do acordo original do Mercosul, aos padrões do bloco, que também compõem a Argentina e o Uruguai.

O Brasil também busca trabalhar para reduzir a tarifa externa comum de 35%, que atualmente é a mais alta de todos os setores do bloco.

Comentar