5G da discórdia: Trump eleva o tom contra Boris Johnson em conversa sobre Huawei

Donald Trump repreendeu o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, após Londres ter rejeitado as exigências dos EUA e autorizado a instalação da rede 5G da empresa chinesa Huawei.
Sputnik

A administração Trump tentou persuadir o Reino Unido a recusar os equipamentos da Huawei durante meses, mas sem sucesso.

Há indícios de que a visita do primeiro-ministro britânico a Washington seja adiada por causa da discórdia em torno da Huawei.

A reação dura do presidente dos EUA, Donald Trump, reportada inicialmente pelo jornal britânico Financial Times, pode prejudicar a posição britânica durante o processo de negociação do novo acordo de livre comércio com os Estados Unidos.

O futuro acordo de livre comércio entre os dois países foi apontado pelo governo de Johnson como um dos principais trunfos que Londres poderá obter após a saída do país da União Europeia, concretizada em 31 de janeiro.

5G da discórdia: Trump eleva o tom contra Boris Johnson em conversa sobre Huawei

No dia 28 de janeiro, o governo do Reino Unido optou por permitir que a Huawei instale equipamentos "não centrais" para operar a rede 5G do país.

A gigante tecnológica chinesa ficará limitada a 35% do mercado do Reino Unido e não poderá operar em locais considerados sensíveis, como instalações nucleares ou militares.

Os Estados Unidos adotaram uma política de contenção da expansão da empresa chinesa Huawei, que tomou a dianteira no desenvolvimento da infraestrutura para a tecnologia 5G e oferece acesso mais rápido à Internet para os consumidores.

Comentar