'Guerra santa' na Caxemira? Oposição no Paquistão pede conflito contra a Índia

Um membro do Parlamento do Paquistão pediu ao governo que promova uma guerra contra vizinha Índia por causa da disputada Caxemira e alegou que outros Estados muçulmanos apoiariam o esforço, informou a mídia local.
Sputnik

Durante os debates parlamentares da última segunda-feira, um parlamentar do partido de oposição Jamiat Ulema-e-Islam-Fazal (JUI-F) instou o Paquistão a entrar em guerra com a Índia.

"Quando faremos a jihad? Anuncie a jihad [guerra santa]. Diga à Índia que as forças paquistanesas o atacarão em uma semana e 220 milhões de pessoas estarão junto às Forças Armadas do país ", disse o parlamentar Maulana Abdul Akbar Chitrali, citado pela agência de notícias Dawn.

Chitrali afirmou também que "outros países islâmicos também se unirão, se anunciarmos a jihad para a solução da Caxemira".

Seus colegas de Parlamento sugeriram que a guerra entre dois Estados nucleares pode ser a única maneira de "libertar" o povo da Caxemira, uma região montanhosa reivindicada pela Índia e pelo Paquistão.

O primeiro-ministro paquistanês Imran Khan alertou no passado que as tensões com a Índia correm o risco de se transformar em um conflito maior, mas esclareceu que os Estados "não estão próximos" de uma guerra total.

'Guerra santa' na Caxemira? Oposição no Paquistão pede conflito contra a Índia

As tensões entre os rivais históricos aumentaram significativamente em agosto passado, depois que Nova Deli revogou a autonomia de décadas da parte da Caxemira que controla e reorganizou a região.

Do outro lado, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e seu partido Bharatiya Janata (BJP) disseram que a medida era necessária para combater o terrorismo e para a integração da Caxemira ao resto da Índia, a fim de revitalizar a região e impulsionar o crescimento econômico.

Modi garantiu que a maioria muçulmana da Caxemira não sofrerá nenhuma repercussão como resultado das mudanças. Ele prometeu que os moradores continuarão a eleger as autoridades locais "de maneira transparente".

Índia e Paquistão travaram três grandes guerras e vários conflitos armados menores entre si desde que os dois países conquistaram a independência do Reino Unido no final da década de 1940. Eles estiveram perto de uma guerra aberta em fevereiro passado, quando os dois lados se envolveram em bombardeios transfronteiriços e combate aéreo, no qual um piloto da Força Aérea indiana foi abatido. Mais tarde, o Paquistão o devolveu à Índia.

Comentar