Rússia promete responder às principais manobras da OTAN na Europa

A Rússia reagirá aos exercícios da OTAN Defender Europe, que devem ser realizados este ano e preveem o envio de tropas norte-americanas à Europa, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Sputnik
"É claro que responderemos, não podemos ignorar esses processos, que são muito preocupantes, mas reagiremos de maneira a não criar riscos desnecessários", afirmou Lavrov em entrevista ao jornal russo Rossiyskaya Gazeta.

O diplomata lembrou que a OTAN "recruta", sob o pretexto de entrar na União Europeia (UE), países neutros, como Finlândia e Suécia, para participar das manobras.

Segundo o ministro russo, os exercícios da OTAN, que serão realizados entre abril e maio, planejam movimentar na Europa mais de 30.000 unidades de equipamentos e mais de 20.000 militares dos EUA, além dos contingentes militares já implantados no país.

"No total, mais de 40.000 pessoas participam dessas manobras", explicou Lavrov.

Antes, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que os exercícios do Defender Europe 2020 não são direcionados contra a Rússia.

Os exercícios reunirão 37.000 soldados e oficiais de 19 países da aliança atlântica. Os militares se mudarão para os territórios da Polônia e países do mar Báltico, e o território da Alemanha será o centro de logística durante a operação, informou a revista alemã Der Spiegel, citando o Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM).

Comentar