China registra surto de gripe aviária H5N1 próximo da região de Wuhan

Uma fazenda de frangos na província de Hunan, na China, ao sul da província de Hubei, registrou um surto de gripe aviária H5N1.
Sputnik

O surto afetou uma população de galinhas, segundo informou a mídia chinesa, citando o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China.

"Um surto de influenza aviária H5N1 altamente patogênica ocorreu em uma fazenda no distrito de Shuangqing, na cidade de Shaoyang. A fazenda possui 7.850 galinhas e 4.500 das galinhas morreram devido ao contágio. As autoridades locais recolheram 17.828 aves após o surto", afirmou o Ministério em um comunicado no sábado (1º), segundo publicou a edição South China Morning Post.

Nenhum caso em humanos foi relatado, de acordo com o jornal.

O surto aconteceu em meio ao esforço da China para intensificar medidas para combater o novo coronavírus, que foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, em dezembro de 2019, a cerca de 280 quilômetros da fazenda afetada pelo H5N1. As províncias de Hubei e Hunan são vizinhas.

O surto do novo coronavírus - 2019-nCoV - levou a Organização Mundial de Saúde a declarar emergência internacional de saúde pública no início desta semana, apesar de reconhecer que a China demonstra uma resposta robusta ao surto. Mais de 300 pessoas já morreram devido ao novo coronavírus.

Comentar