Notícias do Brasil

Governo libera R$ 90 milhões para regiões atingidas por chuvas

O Governo Federal anunciou liberação imediata de R$ 90 milhões aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de abril.
Sputnik

A informação foi divulgada neste domingo pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Márcio Canuto. O político esteve em Belo Horizonte, onde se reuniu com o governador de Minas Gerais,

Romeu Zema, e com prefeitos de cidades atingidas. De acordo com ele, se necessário, mais recursos podem ser liberados.

Técnicos do ministério foram colocados a disposição dos municípios para capacitar e ajudar municípios na solicitação formal dos recursos emergenciais.

"É essencial preparar as cidades...não deixar que os papéis atrapalhem neste momento", disse o ministro em entrevista coletiva, citado pela Agência Brasil.

O governo publicará ato reconhecendo a situação dos municípios e liberando os recursos.

O pagamento do Bolsa Família para atingidos serão antecipados. Pessoas afetadas também poderão fazer saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, o ministério da Saúde está distribuindo medicamentos e identificando hospitais do SUS para atendimento de necessitados.

"A quantidade de chuvas [em Minas Gerais] foi a maior da história desde que se iniciou a medição", declarou Romeu Zema.

As enchentes e deslizamentos de terra por causa das chuvas já provocaram 38 em todo o Estado. Quarenta e sete municípios tiveram estado de emergência decretado pelo governo estadual. No Espírito Santo, 22 cidades estão sob alerta de risco "alto".

Comentar