Notícias do Brasil

Após entrevista ao Roda Viva, Sergio Moro é chamado de 'herói nacional' na web

Na noite de segunda-feira (20), Sergio Moro participou do programa Roda Viva, onde ponderou "vitórias e derrotas" como ministro da Justiça. Já no Twitter, o ex-juiz está sendo chamado de "herói nacional".
Sputnik

No programa Roda Viva, foram mencionados os "reveses" de Sergio Moro em seu primeiro ano como ministro da Justiça e Segurança Pública. Dentre eles entram as derrotas do pacote anticrime, a perda do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central e a aprovação das Leis de Abuso de Autoridade e do Juiz de Garantias, ambas criticadas pelo ministro Moro.

Em se tratando de seu primeiro ano na chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro não vê defeitos e acredita ter se tratado de "um ano de sucesso".

"Foi um ano de sucesso para a área da Justiça e Segurança Pública, ilustrado pelo fato de que nós temos uma queda sem precedentes históricos do número dos principais crimes, como assassinatos, latrocínios, roubos [...] Todos os indicadores criminais caíram", destacou o ministro.

Sergio Moro acredita que nem tudo ganha a atenção do público, destacando que o "trabalho executivo muitas vezes passa despercebido". O ministro adiantou que "várias deficiências estruturais estão sendo arrumadas" no Ministério da Justiça, exemplificando a arrumação com o "isolamento de lideranças criminosas, o controle de fronteiras e a absoluta liberdade da Polícia Federal nas investigações".

Além do mais, no Roda Viva foi citada a Vaza Jato, operação do jornal The Intercept Brasil de vazamento de material comprometedor a Sergio Moro, que reforçou "nunca ter dado muita importância" aos vazamentos.

"Sinceramente, nunca dei muita importância à Vaza Jato. Acho que é um monte de bobajarada, nunca entendi muito bem a importância para aquilo. Foi usado politicamente para tentar soltar criminosos presos, pessoas que tinham sido condenadas por corrupção, e, principalmente, enfraquecer o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Eu tenho consciência absolutamente tranquila do que eu fiz como juiz."

​Em relação à Lava Jato, o ministro Moro detalhou que "houve várias condenações de pessoas que se corromperam ou que lavaram dinheiro, e teve também absolvições, pois nem tudo que foi apresentado ao Ministério Público foi sancionado pelo juiz".

Já no Twitter, uma hashtag está circulando e ganhando peso: #MoroHeroiNacional. Já são mais de 190 mil tweets de apoio ao ministro da Justiça.

Há quem acredite que Sergio Moro tenha se submetido a uma "sabatina jornalística" no Roda Viva.

​O deputado federal Alex Manente (SP-Cidadania 23) acredita que o ministro Moro "demonstrou coerência" na entrevista.

​Sergio Moro vice de Bolsonaro?

​"A mídia em grande parte ignorou os fatos", pondera internauta.

​Internauta compara Moro a Chuck Norris.

Comentar