Notícias do Brasil

Weintraub diz que erros na correção do Enem tiveram 'impacto' baixo

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que erros nas provas do Enem foram concentrados em quatro cidades e afetaram cerca de seis mil pessoas, mas que o "impacto" foi baixo.
Sputnik

Em entrevista concedida para a Rádio Gaúcha, o ministro afirmou que as provas seriam corrigidas ainda hoje. O prazo para os candidatos pedirem a revisão foi encerrado às 10h desta segunda-feira (20). 

"A gente já tem o número de pessoas e vai ser corrigido hoje à noite. Estamos falando de 0,1% das pessoas, isso dá cerca de cinco ou seis mil candidatos, problemas que vão ser corrigidos. O impacto é baixo e não vai ter nenhum efeito para a maioria das pessoas". 

O método de correção e pontuação do Enem avalia a dificuldade das questões. As mais difíceis - com menor percentual de acertos, valem mais. Por isso, erros em uma parcela das provas podem acabar afetando um número maior de candidatos.

O problema teria sido causado pela falha em impressora da gráfica Valid, contratada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para confeccionar e entregar os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. 

Impressora 'dava umas engasgadas'

Segundo o chefe da pasta, a máquina "dava umas engasgadas" durante a impressão, o que gerou o descolamento da prova com o gabarito.

Weintraub disse que o erro foi identificado a partir de estatísticas do Inep, autarquia responsável pela produção e correção da prova. De acordo com ele, alguns candidatos apresentaram notas altas no primeiro dia e resultados baixos no segundo.

"Não faz sentido uma pessoa gabaritar no primeiro dia e no segundo ela tirar zero", explicou. 

A falha teria ocorrido em quatro cidades brasileiras, principalmente em Minas Gerais. O Enem foi realizado em novembro do ano passado. 

"Não tem impacto nenhum, o pessoal aí do Sul pode ficar tranquilo. O resto também pode ficar tranquilo, foi um susto que as pessoas levaram", disse Weintraub. 

'Peço desculpas pelo susto'

"Estatisticamente, o número é pequeno, mas, individualmente, temos que respeitar as pessoas. Peço desculpas pelo susto", acrescentou.   

O ministro também confirmou que o prazo de abertura para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será mantido, de terça-feira (21) até sexta-feira (24). O desempenho no Enem é critério para concorrer no sistema que oferece 237 mil vagas em universidades federais. 

Comentar