Rouhani exige desculpas das Forças Armadas pela demora ao informar sobre queda de Boeing

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, pediu às Forças Armadas do país que peçam desculpas pelos atrasos na transmissão de informações sobre a derrubada do avião ucraniano em 8 de janeiro.
Sputnik

"Se no momento de transmitir as notícias, de informar as pessoas sobre o que aconteceu, houve atrasos ou nosso tom era inaceitável, devemos reconhecer e pedir desculpas [...] em todo caso, embora [as Forças Armadas Iranianas] tenham anunciado as notícias com um pouco de atraso, elas devem se desculpar", disse Rouhani em uma reunião do gabinete transmitida ao vivo pelo canal de televisão Press TV.

Em 8 de janeiro, o Exército do Irã bombardeou com mísseis duas bases usadas por militares dos EUA no Iraque, em represália à morte do general Qassem Soleimani, chefe da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, assassinado em 3 de janeiro pelos EUA em Bagdá.

Rouhani exige desculpas das Forças Armadas pela demora ao informar sobre queda de Boeing
Algumas horas depois do ataque às bases, a defesa antiaérea do Irã derrubou um Boeing 737-800 ucraniano com 176 pessoas a bordo.

Em 11 de janeiro, o Estado Maior iraniano admitiu que o avião ucraniano foi derrubado por um erro humano, depois que um operador considerou que se tratava de um alvo inimigo que se aproximou demais de uma importante instalação militar.

Comentar