Quais são as perspectivas de crescimento do arsenal nuclear da China?

É provável que a China desenvolva e atualize seu arsenal nuclear nos próximos anos, mas a esperança de Pequim se juntar às negociações sobre controle de armas permanece, opina analista norte-americano.
Sputnik

De acordo com estimativas militares, a China tem cerca de 290 cargas nucleares. Embora este número seja muito menor que o da Rússia e dos EUA, a China continua a se modernizar e a desenvolver seu arsenal nuclear, estabelecido desde 1955.

Na opinião do especialista Richard Weitz, diretor do Centro de Análises Político-Militares do Instituto Hudson (EUA), o desfile militar de 1º de outubro de 2019, dedicado ao 70º aniversário da fundação da República Popular da China, confirmou que, nos próximos anos, Pequim deverá implantar mais armas nucleares e um "portfólio" de projéteis mais diversificados, como os mísseis balísticos intercontinentais Dong Feng (DF)-31AG e DF-41.

"Alguns esperam que o arsenal nuclear da China continue a melhorar quantitativa e qualitativamente, aproximando-se do da Rússia e dos EUA. De acordo com as estimativas deles, Pequim só considerará a possibilidade de negociar limitações estratégicas quando sua capacidade nuclear for semelhante à da Rússia e dos EUA. Mas, mesmo assim, é provável que Pequim insista que qualquer acordo se aplique tanto às forças nucleares quanto às convencionais de todas as grandes potências militares asiáticas", disse o analista.

Desenvolvimento de novas tecnologias

Para Weitz, se Pequim não limitar a sua acumulação de potenciais através do controle formal de armas ou outras medidas, os EUA e a Rússia "resistirão às limitações obrigatórias das suas próprias capacidades ofensivas e defensivas de mísseis".

"O renascimento da rivalidade entre grandes potências, o desenvolvimento de novas tecnologias militares estratégicas e outros desenvolvimentos requerem uma possível transição para uma nova abordagem", ressalta.

Quais são as perspectivas de crescimento do arsenal nuclear da China?

"Pequim mudou sua política sobre outras questões militares importantes, como a aquisição de porta-aviões ou bases estrangeiras, portanto mudar a posição da China nas negociações estratégicas sobre armas não é uma esperança inútil. Sem um maior apoio de Pequim, o controle estratégico de armas poderia morrer", acredita o especialista.

Comentar