Desdolarização da economia é resposta à política 'imprevisível' dos EUA, diz chanceler russo

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, considera que a redução do uso do dólar no comércio internacional é uma resposta ao "abuso por Washington do status do dólar como moeda de reserva internacional".
Sputnik

O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista ao jornal The Economic Times of India, falou sobre a política russa de diminuição gradual do uso do dólar em transações financeiras internacionais.

"Em meio ao uso cada vez mais agressivo de sanções financeiras por parte do governo dos EUA, a Rússia continua com a sua política de gradual desdolarização da economia", asseverou.

A Rússia estaria empenhada em construir mecanismos financeiros para poder efetuar transações comerciais com seus principais parceiros em moedas locais, disse o ministro.

"Aumentar o sistema de pagamentos em moedas nacionais é uma das nossas prioridades. Fechamos acordos nesse sentido com a China e a Turquia [...]. No âmbito dos BRICS, foram selados acordos para podermos abrir contas bancárias nos Bancos Centrais uns dos outros", contou.

Desdolarização da economia é resposta à política 'imprevisível' dos EUA, diz chanceler russo

Para Lavrov, a política de desdolarização é uma necessidade, frente à crescente imprevisibilidade na condução da política externa de Washington.

"Isso é uma resposta objetiva à imprevisibilidade da política econômica dos EUA e ao abuso do status do dólar como moeda de reserva internacional por parte de Washington".

Sergei Lavrov, que está em visita a Nova Deli para discutir assuntos da agenda bilateral, lembrou que acordo para desdolarização do comércio com a Índia está em negociação.

"As relações entre Índia e Rússia são caracterizadas pela autossuficiência, já que não estão sujeitas à influência dos 'ventos em constante mudança da política internacional'".

Nesta quarta-feira (15), Sergei Lavrov participou do Diálogo de Raisina, conferência anual celebrada em Nova Deli, na Índia.

Comentar