Ativistas climáticos invocam Constituição alemã para processar governo de Merkel

Ativistas alemães anunciaram que irão processar o governo da chanceler Angela Merkel por sua política ambiental e por sua suposta violação do direito constitucional à "dignidade humana".
Sputnik

A Câmara baixa do Parlamento da Alemanha aprovou no ano passado um grande pacote de proteção climática para ajudar o país a cumprir sua meta de 2030 de redução das emissões de gases do efeito estufa. Grupos de ambientalistas, contudo, consideram as medidas insuficientes, informa a agência de notícias Reuters.

"Isso não é mais apenas sobre as gerações futuras. Para nós, é sobre nossa geração, nossas vidas e o fato da inação do governo aterrorizar nossa liberdade", disse Luisa Neubauer, que integra o grupo climático "Sextas-feiras pelo futuro", e que é uma das reclamantes. 

O processo é um dos três movidos na semana passada contra o governo e o Parlamento, invocando o direito básico dos alemães, segundo o primeiro artigo da Constituição local, de viver com dignidade.

"A partir de hoje, a questão é se a não ação do governo é compatível com a Constituição. Estamos convencidos de que não e é por isso que estamos processando", afirmou Neubauer.

Os grupos Amigos da Terra, Greenpeace, Ação Ambiental da Alemanha e Germanwatch disseram apoiar os processos.

Comentar