Putin: 'Operações militares de larga escala no Oriente Médio seriam um desastre para o mundo'

A Rússia espera que, através de esforços conjuntos, seja possível evitar eventos negativos no Oriente Médio. A declaração é do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Sputnik

"Nós esperamos que com nossos esforços conjuntos, nossos passos conjuntos - justamente pra isso que nos com a chanceler [Angela Merkel] em Moscou - possamos prevenir um desenvolvimento de eventos tão desfavorável", disse Putin a jornalistas.

O presidente russo disse que espera que a situação não escale para conflitos militares de larga escala no Oriente Médio, o que, de acordo com ele, seria um desastre para o mundo inteiro.

"O fato é que há uma guerra lá, nós já observamos o chamado conflito de baixa intensidade. Mas estas são operações militares, pessoas estão sendo mortas. Isso é um fato. Eu gostaria muito de evitar operação militares de larga escala. Se isso acontecer, seria um desastra não só para a região, Oriente Médio, mas para o mundo inteiro", declarou Putin.

Segundo o presidente, essas ações levarão a novos fluxos de refugiados, não apenas para a Europa, mas também para outras regiões.

"Será um desastre humanitário, um desastre inter-religioso, um desastre econômico, porque levará à destruição ou a enormes danos à economia global e à energia global", completou.

Comentar