Iraque pede que EUA enviem representantes para acertar retirada de tropas estrangeiras

O primeiro-ministro interino do Iraque, Adel Abdul Mahdi, pediu ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que seu país enviasse representantes para acordar a retirada das tropas estrangeiras do Iraque.
Sputnik

"Abdul Mahdi exigiu que o secretário de Estado dos EUA envie ao Iraque os representantes dos EUA para desenvolver um mecanismo para implementar a resolução do Conselho de Representantes [Parlamento] do Iraque sobre uma retirada segura das forças [estrangeiras] do território da país", diz o comunicado do escritório de Mahdi que a Sputnik teve acesso.

Foi acrescentado também que as partes examinaram os últimos acontecimentos na região e expressaram seu desejo de evitar um aumento nas tensões e uma guerra aberta.

Ao mesmo tempo, Mahdi enfatizou que o Iraque aspira manter "boas relações com os países e amigos vizinhos".

Iraque pede que EUA enviem representantes para acertar retirada de tropas estrangeiras
Segundo o comunicado, durante a conversa telefônica o secretário de Estado Mike Pompeo, por sua vez, disse que os EUA respeitam a soberania do Iraque.

O Parlamento iraquiano aprovou em 5 de janeiro por maioria de votos a retirada das tropas estrangeiras e defendeu o fim da cooperação com as forças da coalizão internacional contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países).

Comentar