Manifestantes invadem embaixada dos EUA no Iraque (VÍDEO)

Nesta terça-feira (31), manifestantes iraquianos invadiram a Embaixada dos EUA em Bagdá, após a potência americana ter realizado ataques aéreos no país.
Sputnik

O embaixador dos EUA no Iraque, Matthew H. Tueller, e sua equipe foram evacuados das instalações da embaixada, enquanto centenas de pessoas protestavam em frente ao edifício.

As manifestações seriam uma reação aos ataques aéreos norte-americanos realizados contra bases da milícia xiita Kataib Hezbollah (KH), reportou a Reuters citando fontes no Ministério das Relações Exteriores do Iraque.

Os manifestantes conseguiram entrar na embaixada após forçar a porta principal e colocar fogo na área de recepção do edifício. De acordo com relatos, alguns membros da equipe de segurança da embaixada permanecem no local.

​​Partes da Embaixada dos EUA são incendiadas por manifestantes.

Nesta terça-feira (31), grupos de manifestantes com bandeiras do grupo libanês Hezbollah foram vistos na capital iraquiana.

Homem com a bandeira da milícia Kataib Hezbollah, apoiada pelo Irã, do lado de fora da Embaixada dos EUA em Bagdá. Para chegar a essa área da Zona Verde é necessário passar por diversos postos de controle de segurança rigorosos, mesmo depois da abertura parcial da Zona Verde, mas ao que tudo indica ninguém resistiu a esses manifestantes.​

O presidente dos EUA, Donald Trump, em sua conta no Twitter, acusou o Irã de estar por trás da invasão da Embaixada e instou as forças iraquianas a defenderem a Embaixada dos EUA em Bagdá. 

Ataques dos EUA

Washington justificou a realização dos ataques, alegando que a milícia xiita havia atacado bases das forças de coalizão. Quatro militares ficaram feridos e um cidadão dos EUA morreu como consequência dos ataques.

O Kataib Hezbollah teria anunciado que 25 de seus combatentes morreram e dezenas ficaram feridos após os ataques aéreos dos EUA.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, por sua vez, condenou a ação militar dos EUA, que qualificou como "exemplo claro de terrorismo".

Teerã também negou envolvimento no ataque contra bases das forças da coalizão em território iraquiano.

Manifestantes invadem embaixada dos EUA no Iraque (VÍDEO)

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, condenou os ataques dos EUA e advertiu que eles terão "graves consequências".

No domingo (29), os EUA atacaram cinco bases da milícia xiita Kataib Hezbollah (KH) no Iraque e na Síria, e resposta à recentes ataques contra bases das forças de coalizão.

Comentar