Rússia, Irã e China anunciam exercícios navais conjuntos

A China, Rússia e Irã anunciaram que vão realizar exercícios navais conjuntos no Oceano Índico e no golfo de Omã a partir desta sexta-feira (27).
Sputnik

O anúncio do exercício foi feito pelo Ministério da Defesa chinês nesta quinta-feira (26) em meio às tensões crescentes entre o Irã e os Estados Unidos na região. As informações foram publicadas pela agência Reuters.

Segundo o porta-voz do ministério, Wu Qian, as manobras vão ser realizadas até a próxima segunda-feira (30) e tem como objetivo aprofundar a cooperação entre as Marinhas dos três países.

A China vai enviar o Xining, um destróier de mísseis teleguiados. Wu Qian disse que o exercício é "uma interação militar normal" entres as três Forças Armadas e está alinhado com a lei e as práticas internacionais.

"Ele não está necessariamente conectado com a situação regional", afirmou Wu.

O golfo de Omã é um local sensível por ser uma ligação com o estreito de Ormuz, alvo de recente crise entre os Estados Unidos, Irã e Reino Unido.

É pelo estreito de Ormuz onde passam cerca de 20% de todo o petróleo produzido do mundo. Cinco importantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) exportam sua produção pela área.

Comentar