O que Kim Jong-un e Papai Noel têm em comum? Ambos são alvos da defesa aeroespacial dos EUA

Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA monitora atividades da Coreia do Norte, ao mesmo tempo em que mantém a tradição e "rastreia" rota do bom velhinho.
Sputnik

O Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA busca o "presente de Natal" que a Coreia do Norte diz ter preparado para Washington e, mantendo a tradição, "rastreia" a rota usada pelo Papai Noel para entregar presentes para crianças em todo o mundo.

O comando militar NORAD, responsável pela defesa do espaço aéreo dos EUA e do Canadá, tem como missão primordial emitir alertas sobre ameaças marítimas ou espaciais em toda a América do Norte.

O que Kim Jong-un e Papai Noel têm em comum? Ambos são alvos da defesa aeroespacial dos EUA

No entanto, por mais de seis décadas, o NORAD também disponibiliza uma animação que revela a complexa rota do Papai Noel, que cruza o globo com as suas renas para entregar presentes a todas as crianças.

"Conforme o NORAD conduz a sua missão primordial de defender a América do Norte de ameaças, temos o orgulho de seguir a nossa tradição e rastrear a jornada do Papai Noel ao redor do mundo", informou o Comando.

O portal de rastreamento do Papai Noel recebe 15 milhões de visitas anuais de mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, segundo o NORAD.

Neste ano, entretanto, o comando deve lidar com as ameaças norte-coreanas de entregar "presente de Natal" a Washington, caso o prazo estipulado por Pyongyang para a retomada dos diálogos bilaterais expire, o que deve ocorrer até o fim do ano.

O NORAD rastreia testes com mísseis de longo alcance lançados pela Coreia do Norte. Já o rastreamento do Papai Noel é realizado desde 1955, quando o número de telefone do comando foi erroneamente divulgado como sendo o da casa do bom velhinho no polo norte.

Na época, o comando passou a receber ligações de crianças, que perguntavam se o Papai Noel já estava a caminho de suas casas. A primeira ligação foi recebida pelo coronel Harry Shoup da Força Aérea americana, que assegurou que o bom velhinho estava seguro e a caminho.

Conforme a tradição do comando militar, o paradeiro do Papai Noel pode agora ser rastreado através das contas do NORAD no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Comentar