'Motim' poderia criar novo sistema de pagamentos 'dourado' para substituir dólar?

As sanções norte-americanas e a agressividade da Casa Branca, disposta a causar danos a seus aliados para favorecer seus próprios interesses pode causar um "motim" mundial.
Sputnik

Ultimamente, os EUA buscam satisfazer seus próprios interesses comerciais e ideológicos, e devido a isso surgem propostas de uma união frente às medidas punitivas impostas pelos norte-americanos.

Os países participantes da cúpula de Kuala Lumpur 2019, sendo eles Turquia, Qatar, Malásia e Irã, pretendem criar um sistema de pagamentos "dourado", invulnerável às sanções dos EUA.

"Dado que o mundo está testemunhando que algumas nações tomam decisões unilaterais para impor medidas punitivas, a Malásia e outras nações devem sempre levar em conta que podem ser impostas contra qualquer um de nós", afirmou o primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, se referindo à pressão da Casa Branca.

Assim, os países mencionaram quatro opções para rechaçar o dólar no comércio, sendo elas o ouro, as operações de permuta, a utilização de moedas nacionais e as criptomoedas.

Permuta

É pouco provável que a Turquia, a Malásia, o Qatar ou o Irã se beneficiem das operações de permuta, conforme disse o jornalista da Sputnik, Ivan Danilov, que considera a medida como um regresso à Idade da Pedra.

Esse tipo de operação é adequado apenas para grandes transações comerciais, para negociar grandes volumes de mercadorias entre duas grandes empresas.

'Motim' poderia criar novo sistema de pagamentos 'dourado' para substituir dólar?

Apesar de volumosas, estas operações possuem uma grande vantagem, que é a impossibilidade de detê-las através de sanções financeiras, podendo ser bloqueadas apenas pela força militar.

Moedas nacionais

A utilização das moedas nacionais mencionada pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é um tipo de operação mais moderno e melhor adaptado para o comércio internacional, contudo, ele possui diversos problemas sérios, ressalta Danilov.

Danilov explica que um desses problemas seria o sistema SWIFT. Os EUA podem pressionar o sistema de transferências bancárias internacionais para que desconecte os bancos dos países envolvidos.

'Motim' poderia criar novo sistema de pagamentos 'dourado' para substituir dólar?

Para superar esse obstáculo, seria necessário criar um sistema próprio ou atrair para o desenvolvimento de um "sistema financeiro desdolarizado" algum parceiro externo que tenha um análogo.

Outro problema é que o câmbio das moedas nacionais pode mudar rapidamente e de maneira imprevisível, o que dificulta as exportações.

Criptomoedas

A criptomoeda possui um valor vinculado ao preço do ouro ou de um pacote de diversas moedas nacionais, porém, o sistema corre o risco de ser atacado por hackers ou de desativação massiva da internet como parte das sanções.

Ouro

O ouro não tem qualquer problema de volatilidade do tipo cambial. O ouro pode simplesmente substituir o dólar como ferramenta de avaliação universal.

Apesar de enfrentar o problema dos hackers, as barras de ouro podem ser transportadas fisicamente para pagar bens e serviços, além disso, o ouro é um instrumento financeiro universal.

'Motim' poderia criar novo sistema de pagamentos 'dourado' para substituir dólar?

O número de países que sofrem ações punitivas dos EUA é cada vez maior. Dessa forma, logo haverá países suficientes dispostos a se tornarem independentes do dólar para construir um sistema financeiro alternativo global, segundo Danilov.

Comentar