Rússia sofre onda de ameaças de bombas por fraude com bitcoins

Dezenas de tribunais, jardins de infância e shoppings foram evacuados nas principais cidades russas devido a ameaças de bomba, aparentemente relacionadas com uma fraude com bitcoins.
Sputnik

Desde novembro, cidades russas têm recebido um número significativo de ameaças anônimas de ataques à bomba, motivadas por uma alegada fraude com bitcoins cometida por um empresário local, Konstantin Malofeyev.

Recentemente, a diretora de comunicação do tribunal de São Petersburgo, Darya Lebedeva, publicou uma série de imagens de e-mails com ameaças de bomba em jardins de infância, supermercados, shoppings e maternidades.

"A carta dizia que haveria explosões se não fosse paga uma determinada quantia em bitcoins. Todos os tribunais foram evacuados, foram chamadas as autoridades policiais", disse Lebedeva ao canal local Sankt Peterburg.

As ameaças demandam que o empresário Konstantin Malofeyev devolva 120 bitcoins, com um valor estimado em US$ 900 mil (cerca de R$ 3,5 milhões), aparentemente roubados de uma provedora de câmbio da moeda virtual.

Rússia sofre onda de ameaças de bombas por fraude com bitcoins

Malofeyev, que possui um canal de televisão ligado à religião cristã ortodoxa, negou qualquer envolvimento em fraudes com bitcoins.

Desde novembro, cerca de 770.000 pessoas foram evacuadas de cerca de 8.000 edifícios somente na capital russa, Moscou.

Na semana passada, 15 tribunais moscovitas foram evacuados por ameaças de bomba. Ameaças de bomba também foram enviadas ao canal televisivo do empresário, o canal Tsargrad.

Comentar