Incêndio atinge fábrica da Embraer em Portugal

A unidade da Embraer da cidade de Évora, região centro-sul de Portugal, foi atingida por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (23).
Sputnik

O fogo atingiu um depósito da fábrica. "O alerta foi recebido à 1h22 da manhã [22h22 do domingo, no horário de Brasília]. O que queimou foi no armazém, ardeu o material de roupa, vestuário, equipamentos de proteção dos funcionários. Era uma zona de logística da fábrica", informou à Sputnik Brasil o operador Paulo Renato, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

O trabalho no local contou com quatro viaturas do corpo de bombeiros, além da polícia e de médicos do Instituto Nacional de Emergência Médica, para socorrer as duas vítimas. "Um ferido leve foi levado ao hospital e a outra vítima foi socorrida no local, mas recusou transporte. Eram as pessoas da segurança do depósito", informou o operador.

Os trabalhos de combate ao fogo duraram cerca de duas horas. Pouco depois das 3h40 da madrugada as chamas já tinham sido controladas. De acordo com o CDOS, engenheiros e outros funcionários da fábrica estiveram no local, mas as causas do incêndio ainda são desconhecidas.

A Sputnik Brasil contatou a unidade, mas o funcionário do atendimento informou que não há autorização para repasse de esclarecimentos sobre a ocorrência.

A fábrica da Embraer em Évora fica situada no Parque da Indústria Aeronáutica da cidade. Inaugurada em 2012, produz peças para aeronaves como o avião militar KC-390. Também em Portugal, a empresa detém, desde 2005, 65% do capital da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, na cidade de Alverca.

Em agosto, durante uma cerimônia com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e do ministro da Defesa, representantes da companhia afirmaram que as empresas da Embraer no país já exportam cerca de 300 milhões de euros por ano, e que o valor deve alcançar os 400 milhões de euros em 2020.

Comentar