Representante dos EUA visitará China para discutir programa nuclear da Coreia do Norte

O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, viajará a Pequim nos próximos dias para reuniões com autoridades chinesas com o objetivo de discutir esforços internacionais na Coreia do Norte.
Sputnik

A agenda de Biegun na China foi informada pelo Departamento de Estado dos EUA nesta terça-feira (17). De acordo com Washington, o objetivo da viagem é a discussão da "necessidade de manter a unidade internacional na Coreia do Norte".

O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte já se reuniu anteriormente com oficiais da Coreia do Sul e do Japão. 

Na segunda-feira, Biegun disse que os Estados Unidos não desistirão de seus esforços para continuar as negociações de desnuclearização com Pyongyang.

Na semana passada, a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Kelly Craft, disse durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a não proliferação que os Estados Unidos estão prontos para serem flexíveis com a Coreia do Norte.

Pyongyang disse no início deste mês que estava suspendendo as negociações de desnuclearização com os Estados Unidos, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a fazer um apelo para que o país de Kim Jong-un abra mão de seu programa nuclear. 

A Coreia do Norte lançou no final de novembro dois mísseis balísticos em direção ao mar do Japão. Os projéteis voaram cerca de 380 quilômetros a uma altitude de 97 quilômetros.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, realizarão uma cúpula trilateral na cidade chinesa de Chengdu em 24 de dezembro, que se concentrará na diminuição das tensões na Coreia do Norte.

Comentar