EUA são contra proposta de Rússia e China para suspender sanções da ONU à Coreia do Norte

China e Rússia propuseram que o Conselho de Segurança da ONU suspenda algumas sanções à Coreia do Norte, de acordo com um projeto de resolução, a ponto de Moscou afirmar que pretende incentivar conversas entre Washington e Pyongyang. Mas os EUA não estão animados com a ideia.
Sputnik

O projeto também pede a proibição de norte-coreanos que trabalham no exterior e encerra a obrigação estabelecida em 2017 de repatriar todos esses trabalhadores para a próxima semana. O projeto também isentaria os projetos de cooperação ferroviária e rodoviária inter-coreana de sanções.

Não ficou claro imediatamente quando ou se o projeto de resolução poderia ser submetido a votação no Conselho de Segurança, composto por 15 membros. Uma resolução precisa de nove votos a favor e nenhum veto dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia ou China para ser aprovado.

"Não estamos acelerando as coisas", declarou à agência Reuters o embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzia, acrescentando que as negociações com os membros do conselho começarão nesta terça-feira. Ele disse que as sanções que eles propõem a suspensão não estão "diretamente relacionadas ao programa nuclear norte-coreano, é uma questão humanitária".

Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA comentou que não é hora de o conselho considerar o levantamento de sanções contra a Coreia do Norte, já que o país "ameaça ameaçar intensificar a provocação, recusando-se a se reunir para discutir a questão da desnuclearização, e preferindo a continuação da manutenção e avanço de seus programas proibidos de armas de destruição em massa e mísseis balísticos".

A Coreia do Norte investiu centenas de milhões de dólares em indústrias cujas sanções buscam elevar a Rússia e a China. Eles foram estabelecidos em 2016 e 2017 para tentar cortar o financiamento dos programas nucleares e de mísseis de Pyongyang.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang, afirmou a repórteres nesta terça-feira que algumas sanções devem ser levantadas diante do cumprimento da Coreia do Norte "com as resoluções relevantes".

"Esperamos que o Conselho de Segurança fale com uma só voz em apoio a uma resolução política", ponderou Geng, acrescentando que a necessidade de uma resolução da situação na península coreana está se tornando mais urgente.
Comentar