Navio de guerra russo monitora ações de destróier dos EUA no mar Negro

A Rússia enviou a sua corveta Vyshniy Volochyok para vigiar as ações do destróier USS Ross da Marinha dos EUA assim que este entrou no mar Negro.
Sputnik

A embarcação americana entrou na parte sudoeste do mar, neste domingo (15) e está sendo acompanhada pela corveta da Frota do Mar Negro, informou o Centro Nacional de Gestão de Defesa russo.

Este é o oitavo navio da Marinha dos EUA a chegar à região somente neste ano.

Em outubro, Washington enviou para a mesma área o destróier USS Porter, equipado com mísseis. Naquele mês, suas ações foram controladas pela fragata russa Admiral Essen, bem como pelos navios Vyshniy Volochyok e Orekhovo-Zuyevo.

De acordo com a Convenção de Montreux de 1936, os navios de guerra de Estados não ribeirinhos do mar Negro têm o direito de permanecer em suas águas por um período máximo de 21 dias.

Navio de guerra russo monitora ações de destróier dos EUA no mar Negro

Washington insiste que as suas missões navais no mar Negro são realizadas em conformidade com o direito internacional numa base rotativa. Moscou afirma que a presença da Marinha dos EUA na região aumenta as tensões e o risco de incidentes, capazes, na pior das hipóteses, de provocar um conflito militar na Europa.

Comentar