Fósseis de 2 mamutes são achados durante construção de aeroporto no México (FOTOS)

Fósseis de dois mamutes foram encontrados onde está sendo construído Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, no território da base militar Santa Lucía, a poucos quilômetros da capital mexicana.
Sputnik

Um dos animais pré-históricos foi encontrado onde será construída a torre de controle do aeroporto, enquanto o segundo mamute foi achado no terreno de construção das pistas.

​Nem a descoberta de fósseis de mamute vai frear a construção do aeroporto em Santa Lucía.

De acordo com o diretor de Salvamento Arqueológico do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Salvador Pulido Méndez, as descobertas não são suficientemente importantes para suspender a construção do aeroporto. Mesmo assim, são descobertas únicas, que serão preservadas, reforçou.

"Se encontramos vestígios maiores teríamos que analisar como integrá-los no terminal. Se tivéssemos localizado a aldeia Teotihuacán, nós poderíamos ter solicitado que fossem colocados em vidros [de proteção]", afirmou Salvador Méndez ao jornal Reforma.

​Um fóssil de mamute apareceu na Base Militar de Santa Lucía durante a construção da Torre de Controle do Aeroporto Felipe Ángeles.

Além disso, o arqueólogo sublinhou que os trabalhos de salvamento se intensificaram com a pressão do presidente mexicano Andrés López Obrador, que quer que as obras terminem antes do dia 21 de março de 2022.

No início de novembro, o INAH informou ter descoberto no mesmo local da construção do novo aeroporto um complexo habitacional pertencente à cultura Teotihuacán. A aldeia alegadamente encontrada teria de 400 a 600 anos de idade.

Comentar