Até mesmo durante Guerra Fria Rússia não era 'ameaça' para OTAN, segundo especialista

A Rússia nunca foi nem é uma ameaça para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), segundo comentou o escritor e especialista britânico Tariq Ali, em entrevista à Sputnik.
Sputnik

"Nem nos velhos tempos da União Soviética, esta foi uma ameaça para a OTAN. Surgiram guerras contra o Vietnã, a Coreia, tentaram derrubar o governo revolucionário de Cuba, mas não houve nenhuma guerra contra a Rússia na Europa durante a Guerra Fria", salientou.

O veterano ativista político, de origem paquistanesa, denunciou a "enorme provocação" que constitui para Moscou "os avanços da Aliança no Leste da Europa” e a "incessante interferência para mudar o governo em Kiev e integrar a Ucrânia na OTAN".

"Hoje, a OTAN é uma organização completamente ofensiva", denunciou. "Devemos nos mobilizar e formar uma frente unida o mais ampla possível", acrescentou o intelectual, comentando a reunião cimeira da Aliança que decorre em Londres.

"É importante destacar que esta cúpula ocorre em um momento de crise interna na organização, com divisão de opiniões sobre a Síria, a Turquia e com o mal estar do unilateralismo norte-americano", disse Tarik Ali.
Até mesmo durante Guerra Fria Rússia não era 'ameaça' para OTAN, segundo especialista

Os 29 membros da OTAN conseguiram alcançar um consenso em uma reunião de três horas que Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, descreveu como "construtiva, produtiva e com bom ambiente".

Comentar