Viatura da polícia é atingida por granada em Belfast, na Irlanda do Norte

Um veículo de patrulha policial foi atingido em um suposto ataque com granada no oeste de Belfast, capital da Irlanda do Norte, reportou a Sky News.
Sputnik

Policiais estavam conduzindo uma patrulha de rotina, na área de Falls Road, quando a viatura foi atingida por um objeto.

"Um estrondo alto foi ouvido e o Land Rover se dirigiu a um lugar seguro. Felizmente, nenhum dos policiais que estavam no veículo ficou ferido e não houve nenhum dano ao veículo", disse o superintendente Jonathan Roberts, conforme reportou o canal local Belfastlive.

O incidente ocorre a poucos dias das eleições legislativas no Reino Unido, que devem ocorrer em 12 de dezembro.

"Tratou-se, sem dúvida, de uma tentativa de matar ou ferir policiais", comentou um responsável da polícia em comunicado, lançando um apelo a testemunhas pedindo cooperação, reportou a AFP.

A eleição estará centrada na questão do Brexit, tema que recolocou a questão da Irlanda do Norte no centro da agenda europeia.

Durante três décadas, os republicanos nacionalistas, em sua maioria católicos, e os unionistas, majoritariamente protestantes, combateram em torno da questão da manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido.

O conflito, cuja fase aguda durou entre 1968 e 1998 e contou com a participação do Exército britânico, fez mais de 3.500 vítimas.

O acordo de paz de Sexta-Feira Santa, assinado em 1998, estipulou uma partilha de poder no executivo e uma fronteira aberta entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

Viatura da polícia é atingida por granada em Belfast, na Irlanda do Norte

Em meio ao Brexit, não está claro se a fronteira irá permanecer aberta, uma vez que a República da Irlanda é membro da União Europeia e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, irá sair do bloco.

Comentar