EUA apreendem peças de mísseis em barco no mar da Arábia e acusa Irã de armar rebeldes houthis

Um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos apreendeu peças de mísseis e Washington acusa o Irã de vender o armamento para os rebeldes do Iêmen.
Sputnik

A apreensão de um pequeno barco pela Marinha dos EUA e uma equipe de embarque da Guarda Costeira dos EUA aconteceu na última quarta-feira no norte do mar da Arábia, segundo a agência de notícias Associated Press.

Autoridades disseram que o incidente ilustra o contínuo contrabando ilegal de armas para os rebeldes houthis e ocorre quando o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, encontra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir o Irã.

Washington acusa Teerã de vender ilegalmente armas para os houthis e já havia apreendido equipamento bélico menos sofisticado em outras ocasiões. 

Segundo autoridades, o USS Forrest Sherman estava realizando operações marítimas de rotina quando os marinheiros notaram um pequeno barco de madeira que não exibia bandeira de nenhum país. Não foi informada a quantia exata de armas apreendidas. O barco foi transferido para as autoridades do Iêmen e o armamento está em posse dos Estados Unidos. 

O contrabando de armas para o Iêmen é uma violação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Comentar