Notícias do Brasil

OPEP prevê fim da 'idade de ouro' na produção do petróleo de xisto nos EUA, aponta Bloomberg

Os ministros da Organização de Países Exportadores de Petróleo consideram que a "idade de ouro" na extração de óleo de xisto nos EUA terminou, escreve Bloomberg citando fontes na OPEP.
Sputnik

Segundo os membros desta organização, o crescimento da extração do petróleo de xisto nos EUA irá desacelerar em comparação com o período anterior.

Os negociantes de petróleo mantêm a mesma avaliação. Assim, os analistas da Vitol Group esperam que a produção de petróleo nos EUA irá aumentar em 700 mil barris por dia no período entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, em comparação com o crescimento de 1,1 milhões de barris desde os finais de 2018 até finais de 2019.

No entanto, a desaceleração do crescimento da extração do petróleo não significa a sua ausência. Enquanto as companhias estadunidenses independentes, produtoras do petróleo de xisto, anunciam sobre seus cortes nos gastos, por outro lado, as empresas maiores provavelmente vão aumentar sua produção, destaca a edição.

No entanto, o maior problema para os países da OPEP não é o petróleo de xisto dos EUA, mas sim o aumento da produção geral de óleo em países como o Brasil e a Noruega, destaca Bloomberg.

Anteriormente, Jair Bolsonaro em sua viagem a Riad manifestou o interesse de ver o Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo, dizendo inclusivamente ter recebido um convite informal de um dos membros mais importantes do grupo – a Arábia Saudita.

Comentar