Irã avança na modernização da Marinha com novíssimo destróier Dena

Em fevereiro de 2020, novo destróier iraniano Dena entrará em operação nas águas do golfo Pérsico. Apesar de sanções norte-americanas e embargo de armas, o Irã promove modernização de suas Forças Armadas.
Sputnik

Novo destróier de última geração Dena, será incluído no arsenal da Marinha do Irã em fevereiro de 2020, disse o contra-almirante Hossein Khanzadi, nesta sexta-feira (29), informou a agência de notícias Mehr.

Em discurso proferido durante as comemorações do Dia da Marinha, Khanzadi anunciou ainda que o país desenvolveu mísseis capazes de serem lançados de submarinos de grande profundidade.

Com a construção de lançadores de mísseis navais e novos destróieres da classe Moj, a República Islâmica "entra no campo de combate naval", disse o almirante.

Irã avança na modernização da Marinha com novíssimo destróier Dena

Esse é mais um avanço no projeto de modernização das Forças Armadas iranianas, realizada em meio à crescentes tensões com os Estados Unidos.

Desde que Washington se retirou do programa nuclear iraniano e impôs nova rodada de sanções contra o país persa, as relações bilaterais deterioram significativamente.

Recentemente, os EUA estabeleceram uma coalisão internacional naval para patrulhar águas próximas à costa do Irã.

O Irã enfrenta embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança da ONU, que deve expirar em outubro de 2020.

De maneira análoga, o embargo de armas unilateral imposto pela União Europeia está previsto para expirar em outubro de 2023.

Comentar