Múmias de animais e figuras antigas são encontradas no Egito (FOTOS)

Missão arqueológica egípcia encontrou perto do complexo de Sacará, nos arredores da capital do Egito, Cairo, um cemitério com múmias de animais e aves sagrados e dezenas de artefatos do Antigo Egito.
Sputnik

O ministro de Antiguidades do Egito, Khaled El-Anany, anunciou o descobrimento de um cemitério de animais e aves sagrados e de dezenas de artefatos relacionados com vários períodos da história do Antigo Egito.

"Não é uma simples descoberta, é um museu completo", disse o ministro em uma coletiva de imprensa em Sacará.

Segundo ele, o maior interesse foi despertado por duas descobertas que, de acordo com os primeiros dados, são múmias de filhotes de leões.

Múmias de animais e figuras antigas são encontradas no Egito (FOTOS)

"Realizamos pesquisas preliminares, inclusive escaneamento, e podemos afirmar com grande probabilidade que se trata de filhotes de leões, com idade de 6 a 8 meses", disse o ministro.

Ele explicou que os arqueólogos encontraram também múmias de gatos, um mangusto mumificado, crocodilos de pequeno tamanho, bezerros e falcões.

"Agora estamos considerando para que museus enviar estas descobertas, mas é possível que seja criado um museu autônomo", adicionou o ministro.

Como explicou à Sputnik o chefe da missão arqueológica em Sacará, Mohamed Yusef, os achados apresentados no sábado (23) estão relacionados com a dinastia XXVI de faraós que governavam cerca de 2.700 anos atrás.

Múmias de animais e figuras antigas são encontradas no Egito (FOTOS)

"As descobertas datam do século VII a.C., o que significa que sua idade é de 2.700 anos", disse o interlocutor.

Segundo ele, Sacará foi uma espécie de centro de culto dos animais sagrados para os egípcios. Além das múmias de animais, os arqueólogos encontraram também dezenas de figuras de deuses do Antigo Egito e objetos rituais.

Comentar