'A questão é saber se eu quero': Trump se mostra incerto sobre acordo EUA-China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (22) que a negociação comercial com a China está progredindo, mas se mostrou indeciso sobre assinar ou não o acordo.
Sputnik
"O acordo com a China está indo muito bem. É uma questão de saber se eu quero ou não [assinar o acordo]", disse Trump a repórteres na Casa Branca.

Na sexta-feira anterior, Trump disse à Fox News que os EUA e a China estão "potencialmente muito próximos" de chegar a um acordo. O presidente norte-americano também reiterou sua opinião de que a China quer fazer um acordo "muito mais" do que os EUA.

Os EUA e a China devem assinar o acordo comercial "Fase 1" ainda este ano. Espera-se que o acordo cubra questões comerciais importantes, incluindo propriedade intelectual, serviços financeiros e exportações agrícolas dos EUA.

Os dois países mergulharam em uma guerra comercial a partir de 2018, quando Trump impôs tarifas sobre as importações de produtos chineses. A disputa segue desde então com trocas de tarifas e negociações comerciais fracassadas, enquanto o impasse gera temores na economia global e também de uma escalada na tensão entre os dois países.

Comentar