'Prontos para disparar a qualquer hora': Índia testa míssil balístico com capacidade nuclear (VÍDEO)

O Comando das Forças Estratégicas da Índia realizou testes de dois mísseis balísticos de curto alcance capazes de levar ogivas nucleares no âmbito de exercícios realizados anualmente.
Sputnik

Os dois mísseis Prithvi-II foram lançados a partir do Campo de Testes Integrado na ilha Adbul Kalam, ao largo da costa do estado de Odisha, na noite de quarta-feira (20) durante uma prova de prontidão das forças de mísseis indianas, informaram fontes governamentais à mídia local.

"Ambos os testes corresponderam a todos os parâmetros", afirmou um oficial do centro de testes de mísseis, acrescentando que "a trajetória dos mísseis foi rastreada por radares, sistemas de rastreamento eletro-ópticos e estações de telemetria usados pela Organização da Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa".

"Os testes comprovaram a fiabilidade do armamento, voltando a confirmar a sua prontidão operacional. O Exército está agora pronto para disparar o míssil a qualquer hora e em qualquer terreno de imediato", ressaltou outro responsável da defesa, citado pelo The News Indian Express.

Os mísseis indianos superfície-superfície têm alcance de 350 quilômetros com capacidade de carga útil de até 1.000 quilogramas.

Anteriormente a Índia realizou com sucesso o lançamento de outro míssil balístico com capacidade nuclear, o Agni-II de médio alcance.

Recentemente, o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, avisou em meio a tensões com o Paquistão que a conduta de Nova Deli, que tem seguido com cautela uma política de não ser a primeira a usar armas nucleares, agora "depende das circunstâncias".

Comentar