NASA desenvolve rover para buscar vida debaixo do gelo de oceanos de outros planetas (FOTO)

NASA cria rover de duas rodas e resistente a correntes subaquáticas, capaz de mergulhar em qualquer oceano para buscar vida fora da Terra.
Sputnik

A NASA desenvolveu um rover subaquático, chamado BRUIE, para pesquisas abaixo de gelo, planejando testá-lo na Antártica para posterior implantação em busca de vida em oceanos de outros planetas, conforme publicou a página do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, na sigla em inglês).

O rover tem um metro de comprimento e é equipado com duas rodas. Ele pode tirar fotos e coletar dados sobre a área de contato do gelo com a água, mas sua principal vantagem é a imunidade às correntes subaquáticas.

O BRUIE terá sua durabilidade testada em dezembro na estação de pesquisa australiana de Casey, na Antártica, e depois terá como objetivo encontrar vida nos oceanos de outros planetas.

NASA desenvolve rover para buscar vida debaixo do gelo de oceanos de outros planetas (FOTO)

Segundo os cientistas, existem satélites no Sistema Solar (por exemplo, o satélite Europa de Júpiter e o satélite Encélado de Saturno) cobertos por oceanos com camada superficial de gelo de 10 a 19 quilômetros de espessura.

Janela para os oceanos

Kevin Hand, um dos principais especialistas do JPL, afirmou que a "casca de gelo" serve como uma janela para os oceanos por baixo, e a composição química do gelo pode estar alimentando a vida dentro deles.

Ele também acrescentou que na Terra o gelo que cobre os oceanos polares desempenha um papel semelhante, tornando-o um local de teste ideal para um robô de pesquisa.

Está prevista para 2025 uma missão para estudar o satélite Europa de Júpiter, que lançará as bases para a subsequente procura de vida sob seu gelo.

Anteriormente, o rover subaquático foi testado no Alasca e no Ártico.

Comentar