Pequim pede a Washington que pare de agravar tensões no mar do Sul da China

O ministro chinês da Defesa, Wei Fenghe, instou o secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, a parar as demonstrações de força no mar do Sul da China, informa mídia.
Sputnik

Durante conversações nesta segunda-feira (18) em Bangkok, Fenghe também pediu para que Washington evite acrescentar "novas incertezas" sobre Taiwan, sublinhando as tensões existentes entre as duas nações mais poderosas do mundo, segundo a Reuters.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, o ministro pediu aos seus homólogos norte-americanos que "parem de flexionar músculos no mar do Sul da China e não provoquem nem agravem as tensões" na região.

Até o momento não houve nenhuma resposta de Washington, embora os EUA tenham culpado Pequim pela militarização do mar do Sul da China.

No domingo (17), Esper afirmou que a potência do leste asiático "recorre cada vez mais à coerção e à intimidação para avançar em seus objetivos estratégicos" na região.

Militarização na região

No início de novembro, o cruzador de mísseis USS Chancellorsville dos EUA atravessou o estreito de Taiwan (entre a China e a ilha de Taiwan) sendo esta a nona vez neste ano que a Marinha americana realiza tal manobra.

Os Estados Unidos também acusam a China de se expandir militarmente na região, inclusive com a construção de instalações militares em ilhas artificiais.

Pequim pede a Washington que pare de agravar tensões no mar do Sul da China

Pequim insiste que as suas instalações no mar do Sul da China têm fins defensivos e estão sendo utilizadas principalmente para pesquisa científica e programas de segurança marítima.

Comentar